terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Notícias de Itapema do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

03/12/2009 - Pessoas com deficiência convidam população para passeata e ato público

Acontece hoje (3) a passeata e ato público alusivos ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A concentração será na Rua 217 (Mercado Mini Preço), às 18h, com saída às 18h30 em direção ao Shopping Russi Russi, onde acontecerá o Ato Público com show e apresentação culturais. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, em parceria com o Comitê Pró Associação das Pessoas com Deficiência.
A comitiva quer, nesta passeata, mostrar que as pessoas com deficiência não podem mais ficar escondidos em casa. “Temos cidadania, temos sonhos, queremos ir à praia, para a balada, namorar, circular, viver a vida. Queremos calçadas, ruas e prédios adequados a nós, com direito a acessibilidade para quem tem deficiência ou dificuldade de mobilidade. Essa responsabilidade não é apenas do governo, mas sim da união e todas as pessoas, desde empresários, proprietários de comércio e da população como um todo”, destacou Fernando Schlichting, cadeirante e integrante do Comitê de organização.
No Brasil, 15% da população brasileira têm algum tipo de deficiência. A principal delas (70%) é deficiência visual. Sendo assim, a mesma proporção é para todas as cidades do Brasil, inclusive Itapema.
VENCENDO OBSTÁCULOS
Nelson Peroza, cadeirante há mais de 20 anos, frisou sobre a importância das pessoas, familiares e amigos de quem tem deficiência juntarem-se ao movimento. Lembrou do quanto sofreu quando se deparou com essa situação e ficava fechado em casa, com vergonha de falar com as pessoas, porque tinha dificuldade ao se expressar. Mas venceu esse trauma e hoje se orgulha em contar que foi o mentor deste movimento, que começou pequeno e, agora, toma corpo.
Luis Carlos Rudolf e Jaciel Varela, pais de filhos com deficiência, também integram o Comitê e fazem um apelo a todos os familiares e amigos de pessoas com deficiência. “Juntos vamos tornar mais visíveis essas pessoas e suas dificuldades e capacidades. No ato teremos apresentações culturais e esportivas de pessoas com deficiência, que estarão mostrando que é possível vencer deficiências e fazer o que se gosta e o que se quer”, destacou Luis.
POPULAÇÃO ESTÁ CONVIDADA
A passeata terá início às 18h da próxima quinta-feira (3), e todas as pessoas com deficiência, amigos, familiares e voluntários estão convidados a participar e fortalecer o grupo. “Nosso governo está junto desde o início, acompanhando, apoiando, defendendo e incentivando para que sejam protagonistas de suas próprias histórias de organização e inclusão social. Queremos contar com representantes da sociedade civil organizada, entidades de classe, Conselhos de Direitos e a população itapemense. Acreditamos que cidadania se constrói com participação e inclusão social”, completou Ana Maria Sokacheski, diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos.
Hoje, dia 1º, às 18h, o Comitê de Organização convida a população a participar e ajudar. No Centro de Cidadania, haverá a Reunião de Organização Geral da caminhada e ato. Tem muitas tarefas de organização e as pessoas voluntárias e dispostas a contribuir terão um papel fundamental. “Estamos animados e prontos para vencer barreiras e fortalecer nossa organização. Contar com ampla participação da população e das pessoas com deficiência será motivador e gratificante”, reforçou Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário